A doença periodontal é uma doença inflamatória, crônica, assintomática e progressiva que danifica a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes.  Doença periodontal é a causa nº1 de perda dentária depois dos 30 anos, e acredita-se que 80% da população abaixo dos 30 anos podem sofrer dessa doença com graus variáveis de severidade.

Causas da Doença Periodontal

A doença periodontal está ligada a manutenção de placa bacteriana, película viscosa e incolor que se forma quando não conseguimos manter a higiene oral adequada.

Entretanto outros fatores concomitantes podem influenciar na sua agressividade e evolução, como:

Fumo

O cigarro está relacionado com muitas doenças sérias como o câncer, doenças pulmonares, problemas cardiovasculares, assim como muitos outros problemas de saúde. Acrescentando a isso os fumantes estão sob maior risco de apresentar doença periodontal. De fato, estudos recentes demonstraram que o cigarro pode ser um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal.

Genética

Pesquisas recentes comprovam que 1/6 da população pode ser geneticamente susceptível às doenças gengivais. Apesar de bons hábitos de higiene e cuidado oral, estas pessoas podem ser seis vezes mais predispostas a apresentarem doenças periodontais. Identificar estas pessoas através de controle profissional rígido, antes de apresentarem sintomas da doença, e submetê-las a um tratamento prévio pode ajudá-las a manter seus dentes por toda a vida.

Gravidez e Puberdade

Escovar bem os dentes, usar fio dental, uma dieta saudável, e exercícios físicos regulares são importantes para manter uma boa saúde. No entanto, em determinadas fases da vida de uma mulher, estes cuidados devem ser redobrados. Fases como a puberdade e menopausa, ou ainda períodos menstruais e gravidez, são períodos de intensas alterações hormonais, que podem afetar diversos tecidos em todo o corpo, inclusive as gengivas. Estas podem se tornar sensíveis e até reagir agressivamente a essa flutuação hormonal, o que aumentaria a susceptibilidade à doença periodontal. Além disso, estudos recentes sugerem que mulheres grávidas que apresentam periodontite estão sob um risco sete vezes maior de ter um parto pré-maturo, e bebês de baixo peso.

Estresse

O estresse está relacionado com muitas doenças sérias como hipertensão, câncer, assim como muitos outros problemas de saúde. Entretanto é importante saber que o estresse também é um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal. Pesquisas demonstram que o estresse torna mais difícil para o organismo lutar contra infecções, inclusive as doenças periodontais.

Medicamentos

Alguns medicamentos como contraceptivos orais, antidepressivos, anticonvulsivos, e certos medicamentos para problemas cardiovasculares, podem afetar sua saúde oral. Assim como você informa ao seu médico sobre os medicamentos que faz uso, você também deve informar seu dentista, na anamnese sobre drogas em uso.

Diabetes

Diabetes é uma doença que altera os níveis do açúcar no sangue. A diabetes se desenvolve por uma deficiência na produção de insulina (hormônio que é o componente chave no processo de consumo do açúcar no sangue pelo organismo) ou uma incapacidade do organismo de utilizar esta insulina corretamente. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, aproximadamente 16 milhões de americanos têm diabetes; entretanto, mais da metade não foi diagnosticado para esta doença. Se você é diabético, você tem um risco maior de desenvolver infecções, incluindo as doenças periodontais. Estas infecções podem diminuir a capacidade de produzir e/ou utilizar a insulina, o que pode dificultar o controle da diabetes, como também pode tornar a infecção mais severa do que em indivíduos não diabéticos.

Desnutrição e outras Doenças Sistêmicas

Como você já deve saber, uma dieta pobre em nutrientes importantes pode comprometer o sistema imune e tornar mais difícil para o corpo lutar contra infecções. Já que a doença periodontal é uma doença infecciosa, a má nutrição e doenças que interferem com o seu sistema imune podem afetar a sua saúde bucal e pode piorar a condição de suas gengivas.

Estágios da doença

GENGIVITE

É o primeiro estágio da doença periodontal é uma inflamação marginal da gengiva causada por placa bacteriana ou biofilme dental. Esse biofilme dental é constantemente calcificado pela ação da saliva e se transforma no cálculo dental ou “tártaro”. A gengiva irá apresentar uma coloração avermelhada, inflamada e constantemente irá sangrar ao escovar e passar fio dental. Esse estágio da doença é reversível e facilmente tratável.

Estagio inicial ou gengivite

PERIODONTITE

É o desdobramento de uma gengivite não tratada e pode estar em vários níveis de profundidade (Branda moderada e avançada).

A inflamação irá se espalhar para o tecido ósseo de suporte, perdas ósseas e bolsas periodontais começam a ocorrer e evoluir gradativamente até a perda dos dentes por falta de inserção. Sangramentos gengivais constantes, abscessos periodontais podem estar presentes e hálito fétido é muito comum.

Exemplo de perda óssea em periodontite avançada

Para um correto diagnóstico da doença periodontal o profissional avaliará alguns itens:

- Quantidade de Placa dentária presente;
- Cor e condição do tecido gengival;
- Medição das bolsas periodontais com sondas específicas;
- Avaliações ósseas pelo RX;
- Mobilidade dentária;
- Estes itens irão determinar o estágio da doença e o correto tratamento.

Estágios da doença periodontal

- Nossa equipe irá avaliar a condição periodontal dos nossos pacientes em cada visita periódica e através do acompanhamento feito nessas visitas se torna possível avaliar se está ocorrendo evolução ou não da doença.

TRATAMENTOS

RASPAGEM SUPRA GENGIVAL:

Consiste na remoção simples e profilática, por ultrassom de microrganismos em desequilíbrio da cavidade oral. Esse procedimento é feito para remover o biofilme dental, tártaro e toxinas, para que se obtenha uma resposta por parte do organismo se recuperando da agressão bacteriana.

RASPAGEM SUB GENGIVAL OU TERAPIA PERIODONTAL:

Consiste na remoção, sob anestesia, das colônias bacterianas e tártaros profundos presentes sob a gengiva, não visíveis a olho nu. O tártaro presente nestas regiões promove a formação das chamadas bolsas periodontais. O tratamento é feito em sessões que variam conforme a severidade de cada caso.

Essas bolsas depois de tratadas voltam à normalidade e consultas de manutenção são necessárias para o controle.

Raspagem sub gengival ou terapia periodontal

PREVENÇÃO

A melhor maneira de prevenir a doença periodontal e a cárie dentária é a manutenção de uma boa higiene oral. Escovar os dentes todos os dias irá remover a placa bacteriana, ou biofilme dental, que se formam diariamente e a utilização de fio dental ajuda a remover esses resíduos que se acumulam entre os dentes.

Visitas regulares ao dentista vão eliminar, através das profilaxias e raspagens, as pequenas formações de tártaros e não deixar a doença se instalar.

Técnicas básicas de higiene/prevenção

PERIODONTIA COSMÉTICA OU PROTÉTICA

Existem outros procedimentos da periodontia que não estão necessariamente, associados a doenças de gengiva, mas sim com estética gengival e cirurgias pré-protéticas.

AUMENTO DE COROA

É um procedimento cirúrgico feito para aumentar o contorno dentário, possibilitando restaurações de cáries subgengivais. Onde o tecido ósseo em torno do dente é remodelado para possibilitar a saúde dos tecidos moles adjacentes a restaurações. Algumas indicações de aumento de coroa: Exposição de término dentário para blocos e coroas protéticas, restaurações simples de cáries subgengivais, tratamento de canal, aumento do espaço protético para confecção de prótese, remoção de bolsas periodontais e outros.

GENGIVECTOMIA ou GENGIVOPLASTIA

É um procedimento cirúrgico para remodelagem e recontorno do tecido gengival com propósitos cosméticos, fisiológicos e funcionais. Algumas indicações de gengivectomia são: após tratamento ortodôntico, periodontite severa tratada e todas as outras situações onde a gengiva pode conter excessos.

Antes e depois da gengivoplastia

Dúvidas mais freqüentes:

1- O que é periodonto?
É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz ao osso.

2- O que é Doença Periodontal ? É a mesma coisa que gengivite?
E o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

3- Como posso saber se tenho a Doença Periodontal?
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

4-Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

5-Posso tomar algum medicamento para o tratamento?
Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.

6-Qual a causa da Doença Periodontal?
A causa é multifatorial, porém a placa bacteriana aderida ao dente é fundamental para progressão da doença. Entretanto algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.

7-Quais os riscos da doença periodontal?
Os riscos básicos são as perdas dentárias e todos os desdobramentos deste problema, dificuldade de mastigação e problemas sociais etc. Outros trabalhos científicos vem comprovando a ligação da doença periodontal ao aumento da incidência de infartos de miocárdio e derrames cerebrais, ou seja, pacientes com doença periodontal tem mais chance de apresentar esses problemas.

8-Como o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

9-Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente?
Não, sempre ficam seqüelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

10-E de quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento?
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva.

11-É possível prevenir esta doença?
Sim, a sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

Dúvidas? Entre no item fale com o dentista da página principal.