O implante dentário oferece uma solução permanente aos dentes perdidos. O sistema consiste em um pequeno componente de titânio cirurgicamente colocado no osso da maxila ou mandíbula que substitui a raiz do dente perdido e serve de base para a nova coroa protética.

A respeito da biocompatibilidade, as propriedades do titânio formam uma forte união entre o dente e o osso em alguns meses ou semanas, o que chamamos de osseointegração.

As reabilitações com implantes são muitas, desde uma simples ausência, até uma reabilitação total (boca toda).

Atualmente a reposição com implante é o que se tem de mais próximo ao dente natural em termos de aparência, sensibilidade e função, como fala e mastigação.

O implante possibilita melhora na fala e na auto-estima. Se os dentes não forem substituídos ocorre perda óssea que irá afetar o contorno facial e a aparênci. A terapia com implantes minimiza a perda óssea e ajuda a prevenir esse processo. Esse procedimento, diferente das reabilitações tradicionais (sem implantes), não envolve desgaste dos dentes vizinhos preservando a saúde dos dentes adjacentes saudáveis.


Reabilitação unitária
 

 

Prótese múltipla sobre implantes (ponte fixa)

 

Reabilitação total com implantes (arcada total)

Assista o vídeo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Perguntas freqüentes:

1 - O tratamento é doloroso?
Pode ocorrer desconforto como o de uma extração dentária. Dependendo do caso pode ocorrer um inchaço leve, porém será controlado com medicação prescrita pelo especialista.

2 - Quais precauções são necessárias após a cirurgia?
Se for fumante, não fumar por 1 semanas após a cirurgia e dieta líquida, pastosa e repouso no dia da cirurgia.

3 - Quando posso voltar as minhas atividades normais?
A maioria das pessoas retorna com 1 ou 2 dias. Se você é usuário de dentadura (prótese total) pode precisar de ajustes posteriores para assegurar uma melhor fixação durante o período de cicatrização.

4 - Qual é a taxa de sucesso de implantes dentários?
Implantes dentários são utilizados a mais de 30 anos, nesse período são relatados 98% de sucesso nos casos, entretanto o fumo e algumas condições médicas como diabetes podem comprometer a cicatrização e aumentar o risco de insucesso.

5 - Quanto tempo o implante dura?
O implante pode ser perdido caso não haja uma boa higiene oral. É importante a visita ao dentista pelo menos 2 vezes ao ano para manutenção da higiene oral e acompanhamento. Seguindo essas recomendações o sucesso de seu implante estará assegurado.

6 - Existem restrições para colocação de implante?
O especialista deverá avaliar cada caso isoladamente, porém existem condições médicas que impedem a colocação do implante. Às vezes existe a necessidade de procedimento auxiliares como: enxertos ósseos, levantamento de seio maxilar, entre outros, para que seja possível a colocação dos implantes.

Dúvidas? Entre no item fale com o dentista da página principal.