Instruções de Saúde Oral

A cárie é uma das doenças dentárias mais freqüentes. Geralmente, decorre de uma dieta inadequada, higiene bucal deficiente e o conseqüente acúmulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana nada mais é do que o acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes. É o principal fator que causa as doenças mais comuns na cavidade bucal: A cárie e as doenças gengivais (gengivite e periodontite).

Quando não há uma boa escovação, a placa bacteriana se acumula e pode se infiltrar entre os dentes e a gengiva causando sangramento, vermelhidão e inchaço, que são os principais sintomas da gengivite.

Essa infiltração pode se prolongar ainda mais e endurecer, formando o tártaro, que só pode ser removido mecanicamente pelo dentista. Juntamente a placa bacteriana, o tártaro pode agravar a gengivite, deslocando o dente da gengiva, comprometendo assim a estrutura óssea (sintomas de periodontite), que pode causar a perda do dente.

A escovação não é o suficiente para deixar os dentes livres das ações bacterianas. O uso de fio dental é fundamental para a remoção da placa bacteriana e de resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.
Procure retornar a clínica a cada 6 meses para a revisão de sua saúde oral.